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sexta-feira, 9 de novembro de 2012

PERASHA CHAIE SARAH: ELA É UM POÇO DE BONDADE!


Esta semana ao ler a persasha “Chaie Sarah”
 uma pergunta invadiu a minha mente: Porque
Abraham Avinu foi procurar uma esposa para Isaac
 Avinu entre seus parentes em sua terra? Essa
 pergunta torna-se relevante se atentarmos para
 o fato que Abraham Avinu, deixou sua terra e
 seus parentes idólatras por ordem de HaShem,
 para fundar em uma outra terra, Canaã, um novo
 povo que se regeria pelos idéias do monoteísmo e
 da justiça. Uma resposta simples para a pergunta
 antes apresentada seria lembrar-nos que o povo
 cananeu era um povo descrito na Torah como de
 maus hábitos. Assim as cananeias não seriam
 mulheres adequadas para Isaac Avinu. Porém
 também é preciso lembrar que Abraham Avinu,
 juntamente com Sarah Imanu foram grandes
 proselitistas. Sob sua influencia pessoas,
 de diferentes origens, inclusive cananeus
 adotaram o monoteísmo, sendo inclusive
 circuncidados. Alguns midrashim, inclusive
contam histórias de que Abraham Avinu teria
uma grande Yeshivah com muitos e muitos
 alunos, estudando e adotando o monoteísmo.
 Então, seria fácil supor que haveria entre estes
 que seguiram Abraham Avinu moças que
poderiam casar com Isaac Avinu. Deste modo,
 a pergunta inicial retorna: Porque Abraham
Avinu foi procurar uma esposa para Isaac Avinu
 entre seus parentes em sua terra? Conversei
 com o amigo rabino Jacques Cukierkon a respeito
 da questão. Da conversa saí com mais dúvidas e
 com duas recomendações: a. Ler os comentaristas
 clássicos da Torah; b. Atentar que a Torah pode
 ser vista e entendida de vários modos, sendo um
 deles a partir de sua perspectiva filosófica e ética.
Como um “bom aluno” vou seguindo as recomendações
 de modo parcial e de acordo com minhas
 conveniências. A leitura dos clássicos, farei, rabino,
 noutro momento... Quanto a segunda recomendação
 exploro neste momento, mudando a pergunta
 inicialmente posta, para a seguinte: Que ensinamento
ético poderíamos extrair para nossas vidas a narrativa
 da busca de uma esposa para Isaac Avinu, na terra e
 entre a parentela de seu pai? Vejamos. Abraham Avinu
 tinha que tomar uma decisão... Onde e como procurar
 uma esposa para seu filho. A reputação dos cananeus
 não era das melhores, e a dos seus parentes muito
 menos. Mesmo neste contexto ele, decidiu mandar
 um cananeu (Elieser, seu servo, mais no sentido
 de gerente,do que de escravo, circuncidado e seguidor em fé)
 procurar
 entre os seus parentes (de Abraham Avinu) uma esposa
 para Isaac Avinu. Na Torah está decisão foi de Abraham
 Avinu e não uma ordem de D’us. Mas na sequencia
 HaShem intercede indicando a Elieser como identificar
 a moça ideal para Isaac Avinu: aquela que oferecesse
 água para ele e para seus dez camelos. Abraham
 Avinu, era um homem iluminado, deixou nas mãos
 de seu servo cananeu o destino matrimonial de seu
 filho, e também todo seu patrimônio, pois diz-se
que ele viajava com um espécie de procuração de
todos os bens de seu amo. A origem Cananéia de
 Elieser não ofuscou a confiança de Abraham Avinu.
 Por outro lado, casar seu filho com uma filha de Elieser
 não parecia ser uma opção. Ela era uma Cananéia!
 Abraham Avinu era um homem iluminado, mas era um
 homem, um homem de seu tempo. A escolha recairia
 sobre um parente de Abraham Avinu. Mas como?
Se eles eram idólatras! Aí intercede D’us ao apontar
 a bondade, como atributo essencial para escolha.
 A questão não era de que terra seria a esposa de Isaac
 Avinu, nem a que família ela pertenceria. O importante
 para D’us é que ela fosse boa, tivesse bondade em
 seu coração, que fosse cordial com um humilde viajante
 desconhecido, e até mesmo com os seus muitos animais.
 Assim, podemos supor que um ensinamento ético desta
 perasha é importância do atributo da bondade.
A bondade, dos homens, mesmo a dos melhores homens,
 como a de Abraham Avinu não se igual a de Hashem.
 E para Ele não importa de que terra alguém seja, nem
 a qual família alguém pertença (como nos costumamos
 avaliar as pessoas e em especial os pretendentes
 em potencial de nossos queridos filhos). O que
importa é a bondade no coração. E para “sorte” de Issac
 Avinu, e de todos nós, a beira da fonte d’agua Rebeca
Imanu, demonstrou que era “um poço de bondade”...
Shabat Shalom
Maximiliano Ponte 

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